Todos os exames são realizados somente com a solicitação de um Médico Veterinário. Cada exame possui procedimentos específicos para serem realizados, procure seu médico ou um de nossos atendentes para mais informações.

AIE e Mormo _

Ambos as doenças possuem um controle rigoroso pelos órgãos de sanidade animal, permitindo que o animal saudável transite entre propriedades e participe de eventos com maior segurança. Com esta finalidade, o laboratório de Imunologia de Equinos trabalha ativamente dentro das normas vigentes do Ministérios da Agricultura (MAPA) a fim de oferecer serviços diagnósticos com qualidade e excelência. Participante ativo de Programas de Ensaios de Proficiência (EP´s), o Laborcare conta também com Acreditação da CGCRE – INMETRO desde 2016, garantido assim maior confiabilidade em seus processos.

Laboratório Clínico _

Atua na área de diagnóstico laboratorial de pequenos animais, animais de produção e silvestres, disponibilizando exames laboratoriais rápidos e precisos. O serviço consiste em analisar amostras biológicas, como sangue, urina, fluídos corpóreos, secreções e materiais orgânicos dos animais na busca de auxiliar o médico Veterinário no diagnóstico, patologias, tratamentos, pós-tratamentos e avaliações pré e pós-cirúrgicas. Oferece também diversos serviços nas áreas de hematologia, bioquímica, urinálise, parasitologia, hemostasia, endocrinologia, imunologia, microbiologia, toxicologia e banco de sangue.

Radiologia _

Especialidade que utiliza a radiação ionizante para a formação de imagem de uma determinada região, muito utilizado no auxílio do diagnóstico clínico de pequenos animais caseiros e animais silvestres. Permite o estudo do sistema ósseo e articular, órgãos da cavidade abdominal e torácica, utilizando-se de técnicas radiográficas simples e contrastadas. Os exames são realizados com a solicitação de médico veterinário e com hora marcada. Para os exames radiográficos de coluna, abdômen e avaliação gestacional, recomenda-se jejum, se possível, para evitar que o conteúdo do estômago ou alças intestinais sobreponha à região de interesse. Para exames radiográficos da coluna, coxal e crânio é recomendado que o paciente seja anestesiado, para o maior conforto do paciente evitando que ele sinta dor durante o posicionamento e conseqüentemente um posicionamento correto da região a ser radiografada. Animais extremamente bravos ou com muito dor devem ser anestesiados para a realização do exame. Exame radiográfico para avaliação gestacional recomenda-se tempo de gestação igual ou superior a 50 dias e se possível jejum alimentar, para evitar que o conteúdo do estômago ou alças intestinais sobreponha à região de interesse.

Ultrassonografia _

É um método diagnóstico, não invasivo, muito recorrente na medicina moderna que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. Fornece informações complementares ao exame clínico e em alguns casos ao exame radiográfico. Algumas recomendações devem ser seguidas para realização de um exame ultrassonográfico, jejum alimentar de 12 horas, água a vontade, evitar que o animal faça xixi 1 hora antes do exame.

Eletrocardiografia _

O eletrocardiograma é um método diagnóstico não invasivo, que registra os fenômenos elétricos durante a atividade cardíaca, auxiliando no diagnóstico de algumas patologias, nos tratamentos e nas avaliações pré-cirúrgicas. É o exame complementar mais recomendado para a avaliação de arritmias cardíacas e desordens de condução do estímulo elétrico.

Microbiologia _

Realiza a identificação de fungos e bactérias capazes de causar diversas doenças nos homens e animais. Com o uso indiscriminado de antimicrobianos, muitas bactérias tornaram resistentes as principais drogas disponíveis no mercado, levando a falha terapêutica e maior custo no tratamento. Através dos exames é possível identificar o agente envolvido na infecção e identificar o perfil de resistência, orientando o veterinário na escolha do tratamento e colaborando para o sucesso terapêutico. São exames com resultado rápido e pouco invasivo, podem ser efetuados de diversas amostras clínicas, como secreção de pele, ouvido, urina. Para um resultado preciso cada material possui métodos específicos para coleta e envio ao laboratório.

Citologia _

Exame microscópico das células para investigação de desordens clínicas. Tem como objetivo orientar o clínico, e ao mesmo tempo alertá-lo no sentido de explorar seu paciente mais detalhadamente, ou fazer retirada cirúrgica com margens amplas em algumas neoplasias. Muito útil para investigar lesões inflamatórias, infecciosas ou neoplasias e pode ser coletada rapidamente com pouco risco ao paciente. Usada para triar doenças entre neoplásicas e não neoplásicas, reduzindo a necessidade de biopsia em muitos pacientes podendo até chegar ao diagnóstico definitivo. Bastante útil para orientar o clínico quanto à necessidade de realização de uma cultura, biopsia ou radiografia. Como se baseia na observação da célula, e não da arquitetura tecidual, é imprescindível o acompanhamento de dados clínicos e descrição minuciosa da lesão e história clínica.

Histopatologia _

O exame histopatológico é um exame complementar que analisa microscopicamente qualquer tipo de tecido (biópsia) ou peça cirúrgica, visando a alteração tecidual permitindo o diagnóstico definitivo entre as alterações de natureza inflamatórias, degenerativas, neoplásicas entre outras. Para um diagnóstico histopatológico preciso a biópsia ou peça cirúrgica deve ser conservada e completamente imersa em solução de formaldeído a 10%, logo após a retirada do fragmento, preferencialmente em recipiente plástico.

Ecodopplercardiografia _

A ecodopplercardiografia é um exame ultrassonográfico não invasivo que avalia a anatomia, morfologia e função do coração e suas estruturas, sendo o método que, na maioria das vezes, oferece um diagnóstico definitivo da doença cardíaca, seja ela congênita ou adquirida. Através do Doppler pode-se avaliar os fluxos sanguíneos do coração e grandes vasos. É um exame bastante seguro e que não oferece riscos aos animais. O procedimento não é invasivo, não sendo necessário realizar nenhum tipo preparo ou sedação (exceto em casos de animais muito agressivos).

Imunologia _

Imunologia é o ramo das ciências da vida que estuda o sistema imune e suas funções. É deste estudo que se obtém informações epidemiológicas de doenças infecciosas que acometem os humanos e animais. O setor de Imunologia do Laborcare disponibiliza metodologias que constituem uma ferramenta poderosa que auxilia o diagnóstico de diversas doenças que acometem os animais de companhia, como também animais silvestres e de produção.